Fechar
Abrir

Conferência UTAD / LUSA

Jornalismo Regional na Idade da Glocalização

12 Maio 2016
Auditório de Geociências

Programa

Conferência
NUNO ANDRADE FERREIRA
É português e jornalista. Começou a sua carreira em Portugal, na rádio, em 2000. Trabalhou durante oito anos na RDS, rádio da grande Lisboa. Em 2008, aceitou o convite dos Estúdios Valentim de Carvalho e mudou-se para Angola. Aí, ao serviço da Media Nova, fez parte da equipa fundadora da TV Zimbo, o primeiro canal privado angolano. Manteve-se em Luanda até ao final de 2009, altura em que decidiu aceitar uma oportunidade- de trabalho em Cabo Verde.
No arquipélago, trabalha para a Media Comunicações, ao serviço do jornal Expresso das Ilhas, na Praia e em São Vicente. É no Mindelo que mora atualmente. Desde 2012 que é coordenador da Rádio Morabeza, rádio nacional e privada, tendo liderado o processo de reestruturação e relançamento da emissora. Colabora com publicações internacionais. Publicou trabalhos no Público (suplemento P3), jornal i, e The Africa Report. Licenciado em Ciência Política, está a concluir o mestrado em Estudos Sobre a Europa.
Tem formação específica em Jornalismo Judiciário, pelo CENJOR, e em Jornalismo Económico, pela Fundação Thomson Reuters (FTR). Também pela Reuters, em Londres, obteve formação em ética profissional. Ainda pela mesma Fundação, participou, com a redação da Rádio Morabeza, no programa Wealth of Nations, sobre fluxos financeiros ilícitos. Em Agosto de 2015 foi escolhido como “jornalista do mês” pela International Journalist’s Network.
Dá aulas de Sistemas Políticos e Media aos alunos da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade do Mindelo.
PEDRO JERÓNIMO
Considera-se um curioso da Comunicação, dos Media e do Jornalismo. Iniciou o seu percurso no ensino superior em Engenharia Civil, curso que abandou no seu último ano, para abraçar aquela que viria a tornar-se a sua grande paixão: o Jornalismo (especialmente o de proximidade). Foi jornalista na imprensa regional de Leiria durante cerca de uma década, sendo atualmente freelancer.
Professor no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, integra a coordenação científica da licenciatura de Multimédia.
É doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pelas Universidades do Porto e de Aveiro, e licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia, pelo Instituto Politécnico de Leiria. Investigador integrado do CETAC.MEDIA (UP-WA) e do Observatório de Ciberjornalismo, é coordenador adjunto do grupo de trabalho Jornalismo e Sociedade da SOPCOM e editor da revista cientifica Estudos de Jornalismo.
Autor do livro “Ciberjornalismo de proximidade: Redações, jornalistas e notícias online”, fruto da sua tese de doutoramento, conta corri colaborações em mais de urna dezena de jornais regionais e locais, enquanto jornalista, autor de artigos de opinião e consultor editorial. Foi Provedor do Leitor do Setúbal na Rede – o primeiro órgão de comunicação social exclusivamente digital em Portugal – durante três anos e meio (de 2012 até ao final deste espaço, nos últimos dias de 2015).
JOÃO PALMEIRO
É especialista em Políticas Públicas, Gestão e Organização de Empresas de Media. Doutorado pela Universidade de Salamanca e mestre em Educação e Multimédia pela Universidade Aberta. Na sua formação académica podemos, ainda destacar vários cursos, nomeadamente o Magíster em Ciências da Comunicação da Universidade de Pontifícia de Salamanca, a Pós-graduação em Direito da Comunicação e da Informação no Instituto Jurídico da Comunicação da Universidade de Coimbra, o Curso de Informação e Comunicação no Instituto de Alto Estudos da Administração Pública, em Paris, o Bacharelato em Ciências da Comunicação no Instituto Erasmus, o Curso de Informação e Comunicação na Administração Pública no Instituto Nacional de Administração e o Curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional.
Atualmente é Presidente da API -Associação Portuguesa de Imprensa e da VISAPRESS, Presidente do Conselho Geral do IPC. Fruto da larga experiência e conhecimentos, tem exercido vários cargos, dos quais se destacam: Professor da Universidade Fernando Pessoa; Membro do Comité Executivo da FIPP – Federação Internacional dos Editores de Revista; Membro da Direção da ENPA – Federação Europeia de Editores de Jornais; Membro da Direção da EMMA – Associação Europeia de Revistas; Vice-Presidente da FAEP -Federação Europeia de Editores de Revistas e Membro do Conselho de Opinião da RTP-EP.